19 de setembro de 2011

Soldagem com Eletrodos Revestidos

Na soldagem com eletrodos revestidos é necessário de um treinamento específico para o soldador, há uma necessidade de cuidados especiais com os eletrodos (principalmente com os do tipo básico) e o grande volume de gases e fumos gerados na soldagem, que na maioria das vezes podem ser prejudiciais à saúde.
Este tipo de soldagem é usado na fabricação e montagem de diferentes equipamentos e estruturas, tanto em oficina como no campo, sendo particularmente interessante neste último caso. O processo é usado basicamente como uma operação manual, sendo muitas vezes chamado simplesmente de soldagem manual. Somente uma variação “mecanizada” do processo, a soldagem por gravidade é mais utilizada, principalmente em estaleiros.

A soldagem manual pode ser usada em grande número de materiais, como aços carbono, aços de baixa, média e alta liga, aços inoxidáveis, ferros fundidos, cobre, níquel e ligas destes.
Diferentes combinações de metais dissimilares podem ser soldadas com os eletrodos revestidos. O processo é usado freqüentemente para espessuras entre 3 e 40 mm.

Classificação: identifica o eletrodo, necessário e obrigatório a impressão em todos eletrodos.
Exemplo de uma classificação:

E - 7018:
E= Eletrodo Revestido
70= Resistência à tração de 70.000 libras por polegada ao quadrado.
1= Solda em todas as posições
8= Matéria Prima Básica

E - 6023:
E= Eletrodo Revestido
60= Resistência à tração de 60.000 libras por polegada ao quadrado.
2= Solda em posição plana
3= Matéria Prima principal rutílico.

Equipamentos:
Os equipamentos utilizados para a soldagem com eletrodos revestidos são; fonte de energia, cabos, porta-eletrodos, ferramentas (picadeiras, escovas de aço, etc.) e materiais de segurança (máscaras, óculos, avental, etc.).
Confira em nosso site eletrodos e produtos relacionados à solda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário