A Vale informou nesta quinta-feira (1º) que fechou acordos provisórios ou definitivos com a maioria dos seus clientes que preveem um novo regime de preços para o minério de ferro.
O novo sistema é baseado em "referências de mercado com mudanças automáticas" a cada trimestre, diz a Vale em comunicado. Antes, o preço do minério de ferro era reajustado anualmente.
A mineradora não informou o novo valor negociado com as clientes para o minério de ferro, que no mercado à vista chinês girava nesta quinta-feira em torno dos US$ 156 a tonelada, mais que o dobro do que custava há um ano.
Segundo a Vale, 90% dos volumes contratuais já estão sob o novo regime flexível de preços, o que corresponde a 97% da base de clientes de minério de ferro no mundo.
A empresa já havia anunciado que estava buscando a "implementação de uma nova política comercial, envolvendo, entre outros pontos, uma abordagem mais flexível com respeito aos preços".
A Vale e as outras duas principais produtoras de minério de ferro do mundo - BHP Billiton e Rio Tinto - estão há meses em negociação com siderúrgicas para chegar a um novo preço para a matéria-prima do aço.
O novo sistema gerou anteriormente reação negativa de parte de siderúrgicas chinesas e europeias, contrárias às mudanças no sistema e à magnitude das elevações dos preços.
Fonte: g1.globo.com